data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
A equipe do projeto Renascer serve almoço a recicladores de segunda a sexta-feira. A iniciativa é da Primeira Igreja Batista (PIB)
Há dez anos, o Projeto Renascer, da Primeira Igreja Batista em Santa Maria (PIBsm), oferta almoço a recicladores, de segunda a sexta-feira. Normalmente, as refeições, que contam com arroz, feijão, carne, legumes, suco e sobremesa, são servidas no refeitório da igreja, com dedicação e zelo, de acordo com Gilca Pereira Goulart Gomes, que atua nas ações sociais da instituição. Durante a pandemia, as refeições são servidas em viandas e retiradas no local.
Veja como ajudar ações sociais de Santa Maria
As refeições servem cerca de 30 pessoas ao dia, que são cadastradas e retiram senha para o dia seguinte. Na falta de algum beneficiado, quem está na lista de espera recebe o alimento.
- Recentemente, recebi a informação de que somos a única ação social da cidade que serve almoços de segunda a sexta-feira, faça chuva ou faça sol - comenta Gilca.
Os alimentos para as refeições provêm de contribuições de membros da PIB. A equipe é constituída por cerca de 30 voluntários, que trabalham conforme escala. Como a maioria da equipe habitual é composta por idosas, que, portanto, fazem parte do grupo de risco da pandemia do coronavírus, hoje, jovens assumiram o posto.
A igreja também tem um bazar com arrecadação voltada a obras missionárias em diversos lugares do país e do mundo, os quais pertencem à Convenção Batista Brasileira.
- Por não termos receitas vultuosas, me perguntava se fazia algum efeito, até que entendi que não é porque não posso fazer muito que não posso fazer nada - diz a voluntária.
Entidade assistencial precisa de doações de leite
Durante a pandemia, o bazar é aberto às quintas-feiras, das 8h às 11h30min, na sede da PIB (Rua José do Patrocínio, 92, Bairro Centro). A igreja aceita doações de roupas, que, além da comercialização, também são doadas aos beneficiários do almoço, conforme necessidade.
A PIB também distribui cestas básicas a famílias carentes, através de indicações prévias:
- Acompanhamos a estas famílias, realizando visitas e oferecendo suporte - explica Gilca.
*Colaborou Gabriele Bordin